Um ano após lançar seu primeiro CD, intitulado V, Vanessa lançou seu segundo CD solo, Identified. Foi gravado entre as datas de 1º de Outubro de 2007 e 25 de Abril de 2008; e lançado em 1º de Julho de 2008 nos EUA (e em 25 de Agosto do mesmo ano, no Brasil), manteve o estilo pop, mas com influências do eletropop e R&B contemporâneo, recebendo críticas positivas quanto à originalidade musical, porém não vendeu tanto quanto o primeiro álbum.

Ela mais uma vez trabalhou com os produtores e compositores Antonina Armato e Tim James, além de trabalhar pela primeira vez com Dr. Luke, Max Martin, Benny Blanco e J. R. Rotem. Identified é mais maduro e menos comercial que o anterior, além de ser mais próximo ao estilo e vida pessoal de Vanessa, dando significado ao seu título.

Eu sempre tive um talento especial para um som mais soul, jazz, então logo de cara eu meio que quis me soltar, e vem com um som que ninguém ouviu de mim antes.

Vanessa, sobre o álbum

O álbum é definitivamente sofisticado. Mas também é extravagante e divertido, algo do qual poderia dizer ‘hey, escutem isso!’

Vanessa, para a Entertainment Weekly

Ela ouviu de tudo: que o trabalho era agradável, marcante, até enjoativo. Ouviu que serviria só para garotinhas cantarem o dia todo, mas não deixou se abalar. Se ela queria o amadurecimento, para muita gente conseguiu. The New York Times disse que “um punhado de canções como estas teriam sido suficientes para ajudar a amadurecer a sua imagem, e ainda que Identified é, sem dúvidas, muito mais interessante e inesperado”. O jornal também considerou Gone With The Wind, presente no álbum, a melhor música de Vanessa já apresentada.

Ouça Gone With The Wind:

O carro-chefe do álbum foi a música Sneakernight, escrita por J. R. Rotem, S. Nymoen e L. Solf. A faixa teve lançamento no dia 20 de Maio de 2008, como download digital, pela gravadora Hollywood Records. Em 23 de Setembro de 2008, foi lançado na América do Norte um EP digital contendo apenas remixes. A canção foi mais tarde lançada na Austrália e na Europa em 20 de Outubro de 2008 e 8 de Fevereiro de 2009, respectivamente. A música foi incluída no CD Pop It Rock It em 2009.

O single estreou na Billboard Hot 100, na edição datada de 19 de Julho de 2008, na posição 88 e ficou apenas esta semana na tabela. A música também entrou em outras paradas da Billboard, como Hot Digital Songs, atingindo a posição 48; e 8 no Hot Dance Club Songs, sendo o primeiro single de Vanessa a entrar na parada dance, e consequentemente, seu primeiro single top 10 nesta.

Veja o clipe oficial da música:

Curiosidade:

A canção Amazed, em que Vanessa faz um dueto com Lil Mama nos vocais, é a única faixa com uma participação especial e a primeira vez que um outro artista participa de um álbum de Vanessa. A música estava cotada para ser o segundo single do álbum, mas não foi lançada. Assim como Identified, a Rádio Disney passou a tocar a música a partir de 20 de Novembro de 2008 e foi incluída no CD Radio Disney Jams 11.

Ouça Amazed:

Ouça Identified:

Ela declara que todas as músicas têm um lado pessoal, coisas dela, coisas íntimas, o que tornou-o menos comercial que o primeiro, e talvez por isso, as pessoas acharam que Vanessa foi mais verdadeira ao compor o que levou às boas críticas e a realização do desejo de amadurecimento.

Eu gostei dele, porque ele tem mais a ver comigo, é diferente do primeiro, dá para se ouvir vários ‘lados’ da minha voz. Eu só joguei, me diverti, tentei buscar coisas novas e fazer algo diferente com ele. Ele aborda temas mais ‘crescidos’, não é apenas pop, existem canções dançantes, outras menos, outras calmas, nesse novo álbum eu senti que tinha um controle maior sobre ele, e um pouco mais de tempo para fazer do que com o primeiro.

Vanessa, sobre o álbum

 

Identified Summer Tour: Primeira turnê solo

Com este trabalho, Vanessa conseguiu sua primeira turnê solo, a Identified Summer Tour, que percorreu Estados Unidos, Canadá e México. O roteiro incluiu músicas do segundo álbum e do primeiro, V. Corbin Bleu, Jordan Pruitt, Drew Seeley e Mandy Moore abriram os shows. A turnê teve ao todo 24 apresentações, iniciando em 1 de Agosto de 2008 e finalizando em 13 de Setembro do mesmo ano. Os shows ocorreram nos estados americanos de Alabama, Luisiana, Kentucky, Pensilvânia, Geórgia, Virgínia Ocidental, Míchigan, Iowa, Mississípi, Ilinóis, Califórnia, Novo México, Óregon, Nova York, Ohio e Utah. No Canadá em Vancouver e no México em Monterrey, Puebla, Guadalajara e Cidade do México.

Veja alguns vídeos da Identified Summer Tour:





FAIXA POR FAIXA

1. Last Night – Compositores: S. Nymoen, S. Jacoby

2. Identified – Compositores: L. Gottwald, C. Dennis, M. Martin

3. First Bad Habit – Compositores: L. Gottwald, C. Dennis

4. Hook It Up – Compositores: A. Armato, T. James, D. Karaoglu

5. Don’t Ask Why – Compositores: L. Gottwald, C. Dennis, B. Dozier

6. Sneakernight – Compositores: J. R. Rotem, S. Nymoen, L. Solf

7. Amazed (feat. Lil Mama) – Compositores: L. Gottwald, C. Dennis, B. Levin, N. Kirkland

8. Don’t Leave – Compositores: A. Armato, T. James, J. McCartney

9. Paper Cut – Compositores: Johnny Vieira

10. Party on the Moon – Compositores: C. Rojas, N. Atweh, A. Messinger

11. Did It Ever Cross Your Mind – Compositores: Johnny Vieira

12. Gone with the Wind – Compositores: M. Youseff, K. DioGuardi, W. Afanasieff, E. Kiriakou, Z. Bey, B. Howard

Edição do iTunes:

13. Vulnerable – Compositores: N. Scapa, T. James, J. Fasse, A. Armato

Edição do Japão e da Europa:

13. Committed – Compositores: A. Armato, T. Price

14. Vulnerable – Compositores: N. Scapa, T. James, J. Fasse, A. Armato

15. Set It Off – Compositores: K. Ahlund, L. Gottwald, M. Martin

Faça o download do segundo álbum de estúdio de Vanessa clicando AQUI.

IDENTIFIED NOS CHARTS

  • Estados Unidos (Billboard 200) – Melhor posição: 23ª
  • Brasil – Melhor posição: 16ª
  • Argentina – Melhor posição: 5ª
  • Austrália – Melhor posição: 15ª
  • Áustria – Melhor posição: 35ª
  • Grécia – Melhor posição: 44ª
  • Irlanda – Melhor posição: 37ª
  • Japão – Melhor posição: 85ª
  • Reino Unido – Melhor posição: 46ª
  • República Tcheca – Melhor posição: 48ª
  • Suíça – Melhor posição: 74ª
  • União Europeia – Melhor posição: 94ª

 

Pesquisar

Assista Vanessa Hudgens
Vanessa Hudgens Brasil Todos os direitos reservados