Fazendo sua primeira visita às Filipinas e gravando um documentário sobre o país, Vanessa Hudgens participou na sexta, 31 de março, de uma coletiva de imprensa com os maiores veículos de mídia filipinos.
Em um painel de perguntas e respostas, ela falou sobre sua primeira experiência no país de origem de sua mãe, o título de Embaixadora Global de Turismo que recebeu, seu sonho de ser mãe e mais.
“Sempre esteve na minha lista, é claro [visitar as Filipinas], mas nunca aconteceu. Não sei. Eu sinto que tudo acontece quando tem que acontecer, e não gostaria que fosse de outra maneira. Eu estou aqui com minha mãe e minha irmã. Este é o centro da família e poder estar aqui com minha família é incrível.”
Estar no país permitiu que ela percebesse que muitos aspectos de sua personalidade – desde seus laços familiares até seu interesse pelo místico – remontam à sua herança filipina.
“Todas essas coisas que foram inatas dentro de mim, estou percebendo que vêm da minha herança”, disse ela.
A atriz compartilhou que, enquanto crescia, sua mãe falava muito sobre a cultura familiar filipina. “É muito sobre a proximidade de sua família, como quando alguém se casa, eles se mudam para a casa da família. Você não sai quando vai para a faculdade, não sai de casa, sabe, todo mundo fica junto”, disse ela.
O que a levou a finalmente ir para as Filipinas? Para Vanessa, são seus planos começar uma família.
“Já estou na casa dos 30. Estou pensando em criar uma família e quero poder conhecer minha herança para poder trazê-la adiante e para que meus filhos possam conhecer seu passado, possam saber mais sobre seu próprio sangue ”, disse ela.
Claro, outra coisa que traz Vanessa ao país é seu próximo documentário de viagem, cujo título provisório é The Awakening. Dirigido pelo assessor de comunicação criativa presidencial Paul Soriano, o filme será ambientado em Palawan e Manila.
Segundo Vanessa, o filme terá como foco o contato dela com suas raízes. “É uma visão muito íntima da minha experiência de estar nas Filipinas pela primeira vez, realmente descobrindo esta linda terra e as pessoas maravilhosas e realmente entrando em contato com a parte de mim que sempre esteve lá, mas nunca conheci. Intimamente”.
Apesar de ser a primeira vez que visita o país, Vanessa foi nomeada embaixadora global do turismo nas Filipinas, recebendo o título das mãos do presidente Ferdinand Marcos Jr, no Palácio de Malacañang, no dia 30 de março.
Quando perguntada sobre como ela descreveria as Filipinas para as pessoas nos Estados Unidos, Vanessa disse: “É um pouco de tudo. É muito pouco de tudo. Tem paraíso, tem cidade metropolitana, tem bondade. As pessoas aqui são muito únicas. Todo mundo é tão caloroso. Sinto que não conheci ninguém que parece estar tendo um dia ruim. A hospitalidade é incomparável. É maravilhoso e é um lugar realmente mágico”.
“Já não vejo a hora de voltar. Sinto que o tempo que passei aqui foi incrível e especial, mas preciso de mais tempo. O país é muito grande e tem muito a oferecer. Eu sou uma grande garota da natureza, da praia. Há tantas praias lindas aqui que ainda tenho que ir. Eu quero sair com as tribos. Há muito o que fazer. Eu nem fui fazer compras”, ela riu.
Vanessa também se abriu sobre a luta para encontrar seu lugar como filipino-americana em Hollywood, mesmo com a diversificação da cena.
“Como Hollywood está definitivamente se diversificando, ainda existem coisas muito específicas para as quais as pessoas estão se inclinando. Lembro que queria fazer um teste para um filme pelo qual era muito apaixonada, um personagem que sempre quis interpretar, e me disseram que não podia porque não era negra ou latina. E eu fiquei tipo… quero dizer, sou étnica, se é isso que você está procurando!”.
“É difícil, é mesmo. Acho que ainda estou tentando descobrir onde me encaixo em Hollywood, mas acho que está se tornando mais acolhedor e mais colorido. Então, é tudo o que podemos fazer, continuar contando histórias que amamos e sendo incluídos para que isso se diversifique”, acrescentou.
Ela também disse que estaria aberta para trabalhar em um filme nas Filipinas, dizendo: “Seria uma desculpa maravilhosa estar aqui. Estou tentando passar o máximo de tempo possível aqui agora.”
Confira fotos do painel clicando em qualquer miniatura abaixo: